A videoartroscopia é uma técnica minimamente invasiva que permite o tratamento de uma série de condições agudas e crônicas que acometem a articulação do quadril. O procedimento é realizado através de pequenos cortes na pele pelos quais são inseridos instrumentos cirúrgicos delicados, dentre eles uma câmera de vídeo de alta resolução, possibilitando visualizar, ressecar, cauterizar e suturar.
A principal indicação da cirurgia por vídeo na articulação do quadril é o tratamento do impacto femoroacetabular, que costuma incluir ressecções ósseas e reinserções do labrum acetabular.
Os bons resultados desse método dependem inicialmente de uma ampla investigação que considere aspectos clínicos e de exames de imagem e, dessa forma, direcione a indicação precisa da melhor forma de tratamento. Além disso, é fundamental a escolha de uma equipe experiente e com amplo treinamento em cirurgia por vídeo.
- Esses são alguns dos instrumentos utilizados para realizar a videoartroscopia e que são introduzidos na articulação do quadril através de pequenas incisões de pelve.
- Imagem intraoperatória de uma videoartroscopia do quadril.
- Deformidade do tipo CAME, um dos componentes do impacto femoroacetabular, que podemos corrigir através do procedimento cirúrgico minimamente invasivo.